GOOGLE DUPLEX. ROBÔ QUE IMITA HUMANOS NO TELEFONE CHEGA AO BRASIL
O Google anunciou no mês de junho, o lançamento do Duplex no Brasil. A ferramenta usa inteligência artificial para realizar ligações automáticas e confirmar horários de estabelecimentos comerciais — sem precisar de um humano ao telefone. A intenção da companhia é que o recurso funcione como um assistente pessoal, preservando ao máximo a linguagem natural. Mas ainda há um bom caminho a ser percorrido.
A apresentação ocorreu durante o evento Google for Brasil, quando a empresa fez uma demonstração breve sobre as possibilidades de uso da plataforma. Para formular frases naturais e conversar com humanos com o menor atrito possível, o assistente virtual recorre à tecnologia de compreensão de linguagem natural (NLU, na sigla em inglês) desenvolvida também pela companhia.
O Duplex está sendo usado no Brasil para fazer ligações para empresas e confirmar dados como o horário de funcionamento desses locais para atualização nas buscas, por exemplo. Segundo o Google, cerca de 200 ligações diárias são feitas no momento. É uma tentativa de aproximar mais as empresas dos clientes de uma forma mais natural, segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Ao realizar a chamada, a IA (Inteligência artificial) logo se identifica como um serviço automatizado. Esse é um mecanismo que visa a transparência, para que a pessoa do outro lado da linha saiba que está conversando com um robô.
Foi fechada uma parceria da plataforma com o ingresso.com, onde estão testando o Duplex para ser usado na compra de ingressos de cinema da famosa bilheteria online.
De acordo com a empresa, a ideia é que dê para pesquisar o filme, escolher o horário da sessão e depois finalizar a compra usando comandos de voz.
Essa reserva automática, que poderá ser utilizada em cinemas, como dito acima, e até em salões de beleza, foi um dos recursos que chamou a atenção do mundo inteiro quando o Duplex foi anunciado no ano de 2018, ainda em estágio beta.
Inclusive, a ferramenta também será usada no contexto das eleições de 2022, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os usuários poderão usar comandos de voz no Google Assistente para verificar o local de votação, mas a empresa ainda não explicou como isso funcionará. Acredita-se que é uma espécie de Google Assistente “turbinado”, devido a presença dos mesmos recursos porém com a famosa tendência do momento, a inteligência artificial.
Nessa fase de testes, a expectativa é positiva no Brasil, já que se trata de uma inteligência artificial para auxiliar nos processos de agendamentos de horários e coleta de informação sobre determinada empresa, facilitando a vida dos clientes e dos empresários ao mesmo tempo.