NFTS PODERÃO SER ADICIONADOS EM PERFIS DO FACEBOOK

A grande tendência da internet nos últimos anos, os NFTs estão chegando nas redes sociais. A Meta começou a realizar testes nos Estados Unidos com o suporte aos tokens no Facebook, possibilitando os usuários a exibirem os colecionáveis digitais e postarem no feed.

A informação foi confirmada pela empresa Meta ao site TechCrunch. Os NFTs ficarão em uma nova aba do perfil dos usuários. Ao clicar, será possível ver quem é o criador daquele item e a qual coleção ele pertence.

Navdeep Singh, gerente de produto da Meta, compartilhou no Twitter algumas telas de como deve ficar a função no app da rede social.

Em um primeiro momento, o Facebook vai aceitar NFTs cunhados nas redes Ethereum e Polygon. O suporte a Solana e Flow deve vir mais em breve. Segundo o site Decrypt, também será possível conectar carteiras digitais de criptomoedas ao site.

Os NFTs poderão se transformar em posts no feed, com tudo que uma publicação do Facebook tem direito: reações, comentários, likes e compartilhamentos.

Mas o que é de fato NFT? Criadores de memes, artistas digitais, músicos entre outras classes já faturaram milhões com a venda desses tokens não-fungíveis.

NFT é a sigla para “non-fungible token” (em português: token não-fungível). O termo é dado a um ativo digital, baseado em blockchain, que representa objetos reais.

Se usarmos o significado de token como símbolo e aplicarmos o conceito de fungibilidade (um atributo de bens adquiridos que podem ser substituídos por outros similares), podemos entender o NFT como um bem diferenciado, contendo dados que os tornam únicos — ou seja, não fungíveis (não substituíveis).

Uma informação diferente gravada em cada ativo NFT o torna um produto diferente dos outros e é por isso que não podem ser substituídos. Eles não podem ser trocados por iguais, porque não há dois iguais. Basicamente, é como vemos uma obra de arte.

Um registro NFT transforma basicamente qualquer coisa do universo digital em um ativo único, exclusivo e com autenticidade segura por uma rede blockchain imutável.

Dessa forma, é possível comercializar músicas, artes digitais, itens de jogos, entre outras possibilidades, já que, como serão únicos, na teoria, apenas o usuário que fizer a compra terá direito oficial a usar o produto.

Porém, o Facebook não é a primeira propriedade da Meta a ganhar esse recurso: o Instagram testa o suporte aos tokens não fungíveis desde maio de 2022, em países selecionados. Assim como no Facebook, os colecionáveis ficam em uma aba no perfil do usuário e trazem mais detalhes sobre o item.

Na ocasião, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, disse que os testes com os tokens não se limitavam ao metaverso e aos Reality Labs (divisão de realidade aumentada e realidade virtual da empresa), mas chegariam também a toda a família de apps. Isso sugere que Instagram e Messenger também podem ganhar o recurso no futuro.

Além dos NFTs no perfil, a Meta pretende criar uma função para exibir NFTs 3D nos Stories, usando a realidade aumentada.

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