APPLE ANUNCIA ÚLTIMOS LANÇAMENTOS COM COMUNICAÇÃO VIA SATÉLITE E GPS DE DUPLA FREQUÊNCIA.
A Apple acaba de apresentar durante o evento Vamos Longe (“Far Out” no original em inglês) a nova linha iPhone 14 com pequenas e grandes mudanças, deixando claro o objetivo da empresa em diferenciar a dupla comum dos modelos mais poderosos de uma vez por todas graças à nova nomenclatura e diferenças visuais.
Uma novidade que chega a todos os smartphones da linha iPhone 14 é a comunicação via satélite, entendida como Emergency SOS via Satellite.
Com isso, os novos iPhones são capazes de permitir que seus usuários façam ligações telefônicas e enviem mensagens de texto em situações de emergência mesmo com o celular longe de torres de telefone e sem sinal de rede móvel.
Por meio de auxílio com aplicativo, o usuário precisará apontar o celular na direção do satélite para ter o melhor sinal. Além disso, modelos padrão de emergências permitem que o alerta seja enviado de forma mais rápida e direta.
Para permitir um atendimento mais eficiente, a Apple fará uma comunicação direta com os serviços de emergência, inclusive aqueles que exigem atendimento por voz. Entretanto, o serviço é exclusivo para os Estados Unidos e Canadá, com gratuidade nos primeiros dois anos de uso do dispositivo.
A empresa também confirmou que o iPhone 14 Pro e a Apple Watch Ultra vão contar com “GPS de precisão de dupla frequência”. A presença desta funcionalidade deixou muitos em dúvida, pois a empresa comentou apenas que ela fornecerá dados de localização mais precisos.
O sistema que será utilizado nas versões mais robustas do celular e do relógio inteligente é formado por duas bandas, L1 e L5. O primeiro é o sinal de GPS mais antigo, sendo composto por um código reservado aos militares e outro para uso civil.
Embora seja considerado muito preciso e confiável, o L1 tem dificuldade ao lidar com obstáculos. Prédios e até folhagens de árvores podem enfraquecer ou bloquear o sinal, aumentando a chance dele ser refletido em imóveis ou paredes, causando possíveis erros.
Uma forma de minimizar os problemas é a adoção da banda L5. O sinal mais moderno foi projetado para eliminar pontos fracos ao mesmo tempo, em que adiciona uma maior capacidade de processamento, permitindo remover dados incorretos sobre a localização.
Ao combinar os sinais L1 e L5 no GPS de dupla frequência no iPhone 14 Pro e no Apple Watch Ultra, a empresa promete dados de localização bastante precisos. Isso acontece graças à tecnologia mais nova, que disponibiliza informações em áreas nas quais o sinal antigo não tem cobertura.
Essa função pode ser útil para praticantes de esportes radicais se aventurando em áreas remotas, público-alvo da variante Ultra do smartwatch. O recurso atende ainda às pessoas que vivem em regiões com falhas constantes do sistema.
Apesar de todas essas vantagens, o GPS L1/L5 está agora em fase pré-operacional e não está totalmente pronto para uso, contando com apenas 17 satélites, no momento.







