Um dos temas mais pesquisados atualmente e uma, se não a maior tendência da tecnologia do ano de 2022, o metaverso.
Inovação que promete revolucionar completamente as relações virtuais, empresas como Microsoft e Facebook já fizeram os primeiros investimentos nessa realidade virtual.
Mas afinal, o que é e o que significa o metaverso? É um espaço digital composto por tecnologias como mídias sociais, realidade virtual, criptomoedas, jogos online, etc. É possível que as pessoas interajam umas com as outras virtualmente (socializar com outros usuários, realizar compras, aprender novas coisas, etc) com a realidade aumentada, utilizando personagens e avatares.
Esse conceito também vem sendo usado em jogos online, como Fortnite, Minecraft e Roblox.
A ideia principal do metaverso e a qual as empresas como Facebook e Microsoft estão apostando é a criação de um universo paralelo 100% virtual com a ajuda de dispositivos de VR (Realidade Virtual), ambiente virtual com cenas e objetos iguais aos da vida real e VA (Realidade Aumentada), ambiente existente com elementos virtuais.
A imersão dos usuários é feita com o uso de óculos especiais e sensores que recriam perfeitamente os movimentos e expressões do usuário no avatar/personagem do mundo virtual.
O termo e conceito do metaverso está se popularizando agora, porém, não é a primeira vez que é citado. Entrando no mundo do cinema para explicar qual foi a primeira menção ao metaverso, no ano de 1992 no filme “Ready Player One”, “Jogador nº1” no Brasil, do famoso cineasta Steven Spielperg. O protagonista entra na realidade virtual de um jogo , junto com todo o resto da humanidade do filme, para conquistar uma fortuna inestimável do criador do jogo.
Uma das principais expectativas também é a presença e benefícios do metaverso no mundo empresarial, em reuniões online e apresentação de projetos, por exemplo, em um ambiente totalmente virtual e interativo. O empresário Bill Gates prevê que dentro dos próximos dois anos a maioria das reuniões virtuais irá passar de imagens de câmeras 2D para o metaverso, completamente em 3D.
Como tudo que se diz respeito a inovações tecnológicas, o metaverso também tem seus pontos negativos e os malefícios que podem aparecer com a ascensão dessa nova realidade. Coisas como violação da privacidade dos usuários, assédio, disseminação de desinformação (fake news), impactos na autoestima, golpes usando as criptomoedas, entre outras coisas que podem eventualmente causar problemas aos usuários. No entanto, a maioria dos profissionais ligados a essa área e entendedores do assunto concorda que o metaverso é como todas as inovações tecnológicas que o mundo enfrenta e seus pontos negativos não estão sob o nosso controle, basta saber utilizar da maneira certa.
A previsão de quando essas expectativas serão alcançadas e o metaverso ser um serviço virtual utilizado por todos os usuários ainda não pode ser confirmada, pois isso também depende de outros fatores, criação de tecnologias adequadas que permitam essa possibilidade, designs, em geral um grande desenvolvimento do universo virtual com os recursos que conseguirão acomodar e manter todos os elementos que compõem o metaverso, e os que ainda irão existir.